Diferença entre categorias

19/12/2011 17:55

 

O que diferencia uma Fanfarra de uma Banda Marcial ou Banda Musical, são os instrumentos de sopro, pois na Fanfarra os instrumentos não possuem pistos, são instrumentos lisos, sem recursos onde as notas musicais são executadas através do sopro.

Antigamente a Fanfarra era composta na sua maioria de instrumentos de percussão: bumbos, pratos, caixas de repique, caixas de guerra, surdos e atabaques. E com o passar do tempo esta história foi mudando. A corneta foi o primeiro instrumento de sopro a ser introduzida na Fanfarra, e assim começaram a surgir as primeiras melodias. Os cornetões apareceram logo depois, e aí surgia a harmonização e também os contracantos.

A dificuldade de uma fanfarra está na troca de notas musicais entre cornetas e cornetões de diferentes tonalidades.

Muitas pesquisas foram feitas e conseguiram transformar instrumentos de Banda (que possuem pistos ou chaves) em instrumentos de Fanfarra, pois tiraram os pistos e transformaram em instrumentos lisos que foram aceitos dentro da categoria da Fanfarra.

Atualmente colocamos um dispositivo chamado de gatilho musical nos instrumentos lisos, para facilitar a execução de uma música.

Hoje a Fanfarra tem além de todos instrumentos de percussão, cornetas e cornetões lisos de várias tonalidades como, gatilhos em melofones, bombardinos, bombardões,  (instrumentos de banda transformado) de várias tonalidades com gatilho.

Esta mudança resultou numa melhora muito significativa na execução de músicas. Atualmente o nosso repertório vai do popular ao clássico, não prejudicando a escrita original das músicas.

 

Seguir a FAMAO_PA en Twitter