FANIT - FANFARRA IRENE TITAN

Webnode

 
 
  • Sobre Fanfarra Irene

    Fanfarra Irene Titan

    A fanfarra Irene Titan (fanit), foi fundada no ano de 2008 por dois jovens, Diones Rafael e Marcelo Oliveira, com o intuito de levar a música aos jovens da comunidade do bairro Jaderlãndia. A princípio, os dois jovens gostariam de levar a banda para participar do concurso de bandas e fanfarras de castanhal, mas com pouco tempo de ensaio e uma pequena estrutura, eles viram que era impossível.
    Com uma belíssima apresentação no desfile escolar de sete de setembro, a escola despertou o interesse de outros jovens a participarem da banda. No ano seguinte o jovem Adonias da Silva juntamente com seu irmão, Adilson da Silva e Eliziel Rodrigues, juntaram-se com Diones Rafael, e fundaram a coordenação da banda Irene Titan. Logo os rapazes deram nome à fanfarra, a partir de junho de 2009, a banda se chamaria FANIT. Nem imaginavam eles que logo a Fanit ganharia a atenção de todos os loucos por bandas e fanfarras do estado do Pará.

    No início dos ensaios a coordenação passou por certas dificuldades, como; a falta de apoio de alguns professores, o pequeno número de componentes e a carência de recursos financeiros para a confecção dos uniformes. No entanto, estes fatores não foram suficientes para abalar a confiança e o desejo contínuo dos nossos jovens de realizar um belíssimo trabalho.
    Apesar do pouco tempo de ensaio, a fanit arrancou muitos aplausos do público presente no desfile do dia sete de setembro. Despertou também, o olhar curioso de componentes de outras corporações rivais.
    Agora é pra valer! Uma semana depois do desfile, a fanfarra Irene Titan enfrentou o seu primeiro desafio, o Concurso Inter Municipal na cidade de Marituba (CONFABAM). A Fanit levou azar e chegou atrasada no local do evento, apresentando-se dentro de outra categoria, porém isso não impediu com que a fanfarra desse um show na avenida. Depois da apresentação muitos coordenadores, regentes e membros de outras corporações, ficaram surpresos com aquela pequena e humilde banda, que naquele momento já fazia sucesso com sua incrível qualidade musical. Mas, o que impressionou os telespectadores mesmo, foi a ótima habilidade dos jovens da fanfarra em interpretar uma peça musical usando apenas cornetas em SIBMOL. Neste evento para a alegria de todos, a família Irene Titan desfrutou de seu primeiro título, corpo coreográfico campeão.

    Depois de um ótimo final de semana, a corporação Irene Titan retornou aos ensaios para mais um desafio, dessa vez viajaram até a cidade de igarapé Açu, onde fizeram mais uma bela apresentação. Contudo, suas características musicais não agradaram aos jurados, que estavam acostumados com fanfarras de características evolutivas. Com isso, a Fanit ficou em terceiro lugar. Naquele momento já era uma grande vitória, pois, de oito corporações castanhalenses, a fanfarra Irene Titan foi àmelhor nesse mesmo evento. Com este resultado, voltaram aos ensaios com um ótimo humor, visto que sua próxima apresentação seria em sua cidade, no evento organizado pelo Lions Club Castanhal.
    As decepções voltaram, a fanit terminou o concurso em 9° lugar. Com esse resultado a corporação quase termina os ensaios por esse ano, todavia, a vontade de trazer um título para sua cidade se sobrepunha a qualquer colocação. Então, mais uma vez deram a volta por cima e retornaram aos ensaios, muitos ensaios, músicas perfeitas. Eles estavam prontos para encarar um dos maiores eventos do norte e nordeste, o Fest Band Anani realizado na Cidade Nova – Ananindeua.
    Tudo estava indo bem, uma grande expectativa tomava conta dos componentes, eles estavam preparadíssimos! O que não esperavam era o motorista sumir no dia da viagem “morto” de bêbado. Vocês já podem imaginar o que aconteceria daqui pra frente, eles vão parar os ensaios! Nada disso! Voltaram mais uma vez para os ensaios com “gosto de gás”.
    Próximo desafio, enfrentar as melhores bandas do estado do Pará no campeonato paraense de bandas e fanfarras. Muitos componentes viajaram para a capital só para se distrair, pois não acreditavam que pudessem trazer o título. Também, depois de tantos resultados negativos! Mas isso não era o que se passava na cabeça dos coordenadores da banda, bem mais experientes, estavam convictos de que o título seria bem provável, pois as características da banda estavam de acordo com o regulamento do evento.
    Depois da apresentação, os componentes aguardavam ansiosos para o anúncio do resultado. O mestre de cerimônia chamou o terceiro lugar, a fanfarra de Paragominas AIP, (ASSOCIAÇÃO DOS INSTRUMENTISTAS DE PARAGOMINAS). Que vinha de dois títulos seguidos. E em segundo lugar ficou a fanfarra de Santa Bárbara (FANSB). “Atenção!!! A grande campeã do campeonato Paraense aberto de bandas e fanfarras é... Irene Titan”. Essas foram ás palavras do mestre de cerimônia. Palavras estas que encerraram o ano da família Irene Titan com muita alegria e motivação.

    O grito de campeão foi repetido por várias vezes durante a viagem de volta para casa.

    As emoções do ano de 2009 foram muitas, mas o verdadeiro significado de uma banda de fanfarra foi reconhecido no ano seguinte, quando mais uma vez a fanit foi até a cidade de Marituba. Desta vez a história foi bem diferente, mais uma vez o corpo coreográfico foi campeão, levando na bagagem o Título de Mó, Melhor regente e uma vitória esmagadora do corpo Musical em cima da anfitriã, Emília Clara.

    Depois de muito comemorar, enfim a Fanit participou do Fest Band Anani, tornando-se vice-campeã. Esse título foi muito comemorado, pois o evento realizado na cidade de Ananindeua-Pa. È considerado o maior do norte e nordeste do Brasil. A Fanit disputou com vinte e oito bandas e perdeu somente para uma. escola Avertano Rocha.
    A Corporção também voltou à Belém tentando o bi-campeonato, e mais uma vez fez uma apresentação extraordinária, levando o público presente ao delírio. Mas a vida não é feita só de ”flores” e com a Fanfarra Irene Titan não é diferente. Ela ficou em 2° lugar depois de ser punida com a perda de cinco por cento de seus pontos, a punição ocorreu depois que a diretora de uma escola rival impôs um recurso referente ao atraso da corporação.
    Mais um ano se passa e novas idéias vão surgindo, uma delas é abandonar a categoria simples regional, e partir para outra muita mais disputada. Esse é um dos projetos para o ano de 2011, pode ter certeza que novas emoções virão, e com elas o show da FANFARRA IRENE TITAN!


    No ano de 2011, os ensaios da fanfarra Irene titan foram marcados por muita revolta, brigas e discursões, pois mais uma vez não recebemos o apoio que nos eram prometidos, no início do ano corrente, à direção da banda enviou à prefeitura o pedido de novos instrumentos, para que a fanit pudesse mudar de categoria, os mesmos seriam cornetas e cornetões engatilhadas com tonalidades em mibmol e fá. O pedido foi aceito e só restavam esperar. Depois de alguns meses de espera, veio a notícia de que os instrumentos não chegariam ha tempo, portanto não seria possível montar um bom trabalho. Isso foi um verdadeiro choque, pois todo planejamento para esse ano ficou por água baixo.
    A coordenação se reuniu para mais uma vez decidir o futuro da banda. Depois de muita conversa, foi decidido que neste ano a fanit participaria na categoria simples tradicional. O desafio era muito grande, pois os jovens teriam apenas dois meses de ensaio e um grupo bem pequeno, seria praticamente impossível montar um grupo bom e competitivo. Só tem um detalhe que foi esquecido, estamos falando da fanfarra Irene Titan, a banda que tem mais exemplos de superação. Eles chegaram no dia 7 de setembro com apenas o toque de entrada pronto, e na próxima semana já haveria sua primeira competição.
    Em pouco tempo de ensaio, foi montado um repertório improvisado e já não havia mais tempo, viajaram até Marituba e fizeram uma apresentação rasuável. Neste evento, havia apenas três bandas em sua categoria, e a fanit ficou em terceiro lugar, as meninas do corpo coreográfico foram tri-campeãs e o mó Felipe Sousa conseguiu o seu primeiro título. Depois de uma apresentação “apagada” os adimiradores da fanit não exitaram em postar comentários, como: “depois da mudança de categoria, esperávamos um show da Irene Titan, mais o que vimos foi a corparação repetir todas as músicas do ano passado”. Esse comentário, ao invés de abalar, serviu muito de inspiração, já não havia mais tempo para mudar o repertório e só restavam á eles aperfeiçoarem as músicas. E não deu outra! A fanit chegou à Ananindeua e mostrou sua verdadeira força ao infrentar as maiores potências do Pará, fanmu de Bragança, fanted de marituba, AIP de Paragominas e outras. Vocês sabem o que aconteceu? A fanit se superou e foi mais uma vez a grande campeã!!! Em seguida a fanit foi até Ulianopolis em uma viajem muito cansativa e perigosa, pois o ônibus não apresentava condições apropriadas para uma viajem a longa distância.

    Entretanto, todas essas dificuldades não impediram o ótimo desempenho da corporação: o corpo coreográfico foi campeão e o resultado de Ananindeua se repetiu em Ulianópolis, Fanit em 1°, AIP em 2° e Fanmu de Bragança e 3°.

    Então, lembre-se: Não importa o pouco tempo e as dificuldades para executar um trabalho, o verdadeiro significado de vitória coincide em nunca desitir na força de vontade e no espírito de luta! (Diones Rafael).
  •  
    Ícone de esboço

    www.fanfarramarcial.webnode.com.br

    Fanfarra Simples Tradicional Irene Rodriguês Titan

    Castanhal - Pará